LDO
A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo rejeitou requerimento dos deputados Enio Tatto e Mario Reali, ambos do PT, com o objetivo de convocar o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, para prestar esclarecimentos sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2009.
A principal crítica dos deputados petistas é a falta de discussão sobre o Orçamento do Estado, para os parlamentares deveria haver interação com a sociedade, regionalização do Orçamento além da destinação de recursos para áreas sociais.
Segundo o deputado Enio Tatto é um equívoco uma Comissão como a de Finanças se abster de esclarecer dúvidas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O parlamentar lembrou ainda que o vácuo do Legislativo paulista tem levado organizações a cumprirem o papel dos deputados, a sociedade civil organizada faz discussões e apura fatos no lugar dos deputados, declarou Tatto.
O petista Mário Reali insistiu na aprovação da convocação de Vidal Luna.
Para Reali, o Orçamento do Estado de São Paulo não deve ter um perfil unilateral, há necessidade de consenso com a sociedade, o deputado alerta para o perigo de um Orçamento tecnocrático e unilateral.
O governo do Estado de São Paulo envia a Lei de Diretrizes Orçamentárias ao Legislativo que deve aprimorá-la, deliberar a votação para seguir para o Executivo. A partir da LDO o governo formula o Orçamento que também deve ser aprovado pelos deputados. A LDO é feita a partir do Plano Plurianual também elaborado pelo governo e discutido pelos deputados.
