Tarifa mais cara
Dia 23 de julho a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) disponibilizou para consulta pública minuta de nota técnica que embasará a metodologia a ser aplicada no reajuste tarifário da Sabesp em 2009. O prazo para manifestação dos interessados terminou dia 10.
Pela metodologia proposta, o reajuste de tarifa poderá ser maior que os praticados pela empresa nos últimos anos, pois possibilita incluir na composição tarifária os investimentos em saneamento já executados e previstos, além dos empréstimos contraídos pela Sabesp no Brasil e no exterior.
Não bastasse isso, a nota técnica não diz como a nova metodologia vai garantir a modicidade tarifária e a tarifa social, essenciais para garantir os serviços para o conjunto da população independentemente da sua capacidade de pagamento.
Ao mesmo tempo
Organizações sindicais e de movimentos sociais e populares solicitaram à ARSESP a prorrogação do prazo para manifestação em razão do pouco tempo para análise e da relevância e complexidade da nota técnica, pedido que foi negado pela agência reguladora.
Assessoria de Saneamento Liderança do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo
Leia abaixo, em anexo, documento sobre a nota técnica da ARSESP, elaborado pela Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental.

