Comissão de Finanças e Orçamento
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa aprovou nessa terça-feira (31/5) proposta de realização de audiências públicas para discutir a Lei Orçamentária (LOA) 2012 em meados do mês de agosto e em setembro.
O deputado do PT Luiz Cláudio Marcolino sugeriu que as reuniões aconteçam nas regiões metropolitanas do Estado, nas regiões administrativas e na capital. O deputado Simão Pedro sugeriu que haja mais audiências nas grandes regiões e citou o exemplo de Campinas. É muito difícil para o morador de Caconde participar de uma reunião em Campinas.
Deputados governistas questionaram a participação da sociedade civil e até mesmo dos parlamentares nessas audiências e os deputados petistas sugeriram que o trabalho de coordenação das reuniões em cada região seja dividido entre os membros da Comissão, que seriam responsáveis por envolver os demais parlamentares da Casa e pela divulgação das audiências.
O deputado Simão Pedro salientou que acima de tudo as audiências públicas fazem parte de um processo pedagógico. Se o Estado não faz sua parte, a Assembleia tem que fazer a sua, levando informação, abrindo o diálogo. A deputada do PT Ana Perugini também enfatizou a importâncias das audiências públicas.
O presidente da Comissão, deputado Mauro Bragatto, sugeriu a elaboração de um plano de realização das audiências públicas a partir das propostas apresentadas. O deputado Luiz Claudio Marcolino solicitou as datas indicativas das audiências já para a próxima reunião.
Também foi aprovada a proposta do deputado Simão Pedro, que convida o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Emanuel Fernandes, para comparecer à Comissão a fim de discorrer sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO e sobre o Plano Plurianual PPA.
Simão Pedro sugeriu que o secretário participasse, inclusive, de uma audiência pública na Casa para discutir a LDO, mas os governistas afirmaram que esse tema era mais restrito à Comissão. O deputado petista disse que a LDO é tão fundamental e importante quanto a Lei Orçamentária. Há uma reclamação de que a LOA vem diferente da LDO que votamos. Não vamos votar por votar.
Ficou definida que a vinda do secretário à Comissão será aberta a quem quiser participar.
A Comissão também aprovou proposta de se realizar Seminário sobre a Reforma Tributária. O deputado Simão Pedro sugeriu a participação ex-ministro Nelson Machado, que na semana passada fez uma apresentação sobre o tema à Bancada.
PDLs
Foi adiada a votação dos Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) que estavam na pauta, já que as ementas induziam ao erro, sem citar o encaminhamento correto. De um total de 20, apenas os PDLs 121/1996 e 14/1997, referentes ao arquivamento de contratos celebrados entre a secretaria da Fazenda e empresas particulares, foram deliberados e votados conclusivamente
O deputado Simão Pedro afirmou que recebeu somente ontem uma ementa mais detalhada dos PDLs e solicitou que nas próximas reuniões isso seja feito com mais antecedência para que possam ser analisadas. Também protocolei na data de hoje pedido para que se encaminhe relação dos demais PDLs que estão para entrar na pauta.
