Educação
Uma manobra da bancada governista impediu que a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa discutisse e votasse, na tarde desta quarta-feira (29), uma alternativa ao polêmico Projeto de Lei Complementar nº 41, que institui a Bonificação por Resultados para os professores da rede estadual. A Comissão analisaria alternativa que extingue o prêmio por metas e reajusta os vencimentos de toda a categoria, incluindo aposentados e pensionistas.
O PLC 41 é de autoria do Governo do Estado e entrou na Assembléia Legislativa em regime de urgência. A categoria rejeita a bonificação. O regime de urgência é uma tática para impedir a discussão, critica a deputada Maria Lúcia Prandi (PT). Membro da Comissão de Educação, a parlamentar foi designada relatora e elaborou o parecer contrário ao PLC 41, que seria votado nesta quarta.
As entidades de representação do magistério da rede oficial compareceram ao encontro, na expectativa de pressionar os deputados. Estavam representadas a Apeoesp (Sindicato dos Professores), a Udemo (diretores), a Apase (supervisores), o CPP (Centro do Professorado) e a Apampesp (professores aposentados).
As entidades defendem o Substitutivo nº 3 ao PLC 41, apresentado pela bancada do PT. A proposta recompõe a perda salarial dos docentes, aplicando majoração de vencimentos de 24,57%. O benefício é extensivo aos aposentados e pensionistas.
No parecer contrário ao PLC
Prandi condena, também, a chamada política de meritocracia, que pretende ´premiar`, individualmente, um trabalho coletivo e social, como é a função de educar. Segundo enfatiza Prandi, os dois conceitos bônus e mérito têm recebido críticas ácidas das entidades representativas do setor e motivado mobilizações da categoria.
O projeto incorre nesses dois crimes, afirma Prandi, dizendo ainda que a proposta de Serra aplica uma espécie de chantagem com o professorado, uma vez que procura comprar corações e mentes com a ilusão do mérito e da melhoria da qualidade do ensino.
Para Prandi, o que o Governo do Estado quer é gastar menos, pois não incorpora os benefícios existentes para a categoria, não atinge os aposentados e retribui somente com um pouquinho a mais, apenas alguns.
