Eleições
Fazer do Brasil um país ainda melhor e mais justo, governado para todos, como é hoje, e com oportunidades para todos. Dilma Rousseff
O povo brasileiro compareceu às urnas neste histórico 31 de outubro de 2010, para confirmar a escolha que fez no primeiro turno e garantir a vitória de Dilma Rousseff, candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, como a primeira presidenta da história da República do Brasil.
Esta é a vitória de todo povo brasileiro. Dilma, a primeira mulher presidente do Brasil dará continuidade aos projetos de Lula, o melhor presidente do país, enfatizou o líder da Bancada do PT na Assembleia paulista, Antonio Mentor, ao celebrar a eleição de Dilma.
A expressiva vitória da candidata do PT, Dilma, sobre o tucano, Serra, pode ser definida como: foi o dia de vencer o medo, o ódio, a mentira e a intolerância, disse o deputado Rui Falcão.
Dilma vai inaugurar o terceiro mandato democrático e popular e dar continuidade ao que, ao longo dos últimos oito anos, durante os dois mandatos do presidente Lula, já foi feito. O Brasil tem passado por importantes transformações. Resgatou sua auto-estima. O país se recupera economicamente a olhos vistos. A transformação mais importante que resulta da opção feita em 2002 foi o combate consistente à desigualdade social, através de políticas públicas com acentuado caráter social, da valorização do salário mínimo, da geração de emprego, da defesa de direitos, o que provocou um círculo virtuoso de incorporação da população menos favorecida, antes na miséria absoluta e extrema, ao mercado de consumo.
A deputada Maria Lúcia Prandi classificou a vitória de Dilma como foi o momento de apontar ao Brasil o queremos para o futuro. Também o deputado Carlinhos Almeida enfatizou que hoje demos mais um passo para construirmos uma grande nação forte e solidária.
Processo democrático
Em artigo publicado no dia das eleições do primeiro turno, Dilma Rousseff ressaltou o valor da democracia e seu aperfeiçoamento. Realizadas com ampla liberdade e garantias plenas para candidatos e 136 milhões de eleitores, as eleições reafirmam a característica mais notável do novo Brasil que está surgindo. Trata-se do fato de que, em nosso país, as grandes transformações econômicas, sociais e políticas transcorrem no mais absoluto processo democrático. Democracia é um valor que nos distingue e nos qualifica no cenário internacional. A conquista da democracia e seu constante aperfeiçoamento relacionam-se diretamente aos avanços do país nos últimos anos.
E continuou: Só a democracia, exercida no respeito à Constituição e ao Estado de Direito, permitirá consolidar e fazer avançar o processo de mudanças que fez do Brasil um país amado por seu povo e respeitado no mundo. Temos a oportunidade histórica de construir uma nação para 190 milhões e para os que virão depois. (…) fazer do Brasil um país ainda melhor e mais justo, governado para todos, como é hoje, e com oportunidades para todos.
A primeira mulher presidente
O deputado Carlos Neder defendeu que Dilma, a primeira mulher Presidente da República é a sinalização clara de que estamos no rumo certo das mudanças desejadas e de que a população brasileira exige a realização da reforma política e de outras reformas estruturantes. Para além das diferenças partidárias e programáticas, não deve haver mais espaço para práticas políticas centradas na utilização de métodos fascistas, personalistas e que estimulam o ódio.
Os petistas Adriano Diogo e Enio Tatto falaram, ainda, da mulher e profissional Dilma. Adriano a definiu como uma mulher determinada, competente, sensível e que tem história!. Para Tatto, Dilma Roussef, é uma mulher que possuí extraordinária história de luta e de compromisso com a democracia, além de grande experiência como administradora.
Parabéns Dilma!
Parabéns povo brasileiro!
Parabéns PT!
