PT Alesp


Notícias

05/12/2017

MÚSICA

Deputados do PT fazem suas indicações para Prêmio Inezita Barroso

Crédito:
Deputados do PT já fizeram suas escolhas dos músicos caipiras de raiz que serão indicados a ganhar o Prêmio Inezita Barroso em 2018.

Confira as escolhas de cada deputado:

Cia. Cênica de São José do Rio Preto, deputado João Paulo Rillo
Coral sertanejo do clube da Viola de Bauru, deputado Marcos Martins
Dani & Danilo, deputada Márcia Lia
José Fortuna (in memoriam), deputada Beth Sahão

O PRÊMIO
Esta é a segunda edição do prêmio Inezita Barroso, que acontece anualmente na Alesp. O prêmio é destinado a músicos que se destacam por sua contribuição à música caipira de raiz e qualquer outra forma de arte genuinamente popular. Uma iniciativa do mandato do deputado Marcos Martins.

O Prêmio foi criado a partir do Projeto de Resolução 31/2015, de autoria do deputado, com o intuito de valorizar a cultura dita caipira de raiz e qualquer forma de arte verdadeiramente popular que a complemente. Segundo o deputado, além de eternizar a vida e obra de Inezita, também é uma homenagem àqueles que se destacam no universo da cultura sertaneja.
“Inezita foi a embaixadora da música caipira, ela revelava artistas, músicos para o seu programa, além de defender com orgulho a cultura sertaneja. O prêmio é uma maneira de perpetuar este trabalho e reconhecer sua importância”, afirmou o deputado.

A comissão de Educação e Cultura da Alesp vai decidir nas próximas reuniões quais serão os indicados dentre uma lista de cerca de 30 músicos.

INEZITA BARROSO
Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu em São Paulo no ano de 1925. Foi cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora e apresentadora de rádio e televisão. Recebeu o troféu Roquette Pinto como melhor cantora de rádio; o prêmio Guarani, como melhor cantora em disco, além do prêmio Saci de Cinema. Em 2003, foi condecorada com a medalha Ipiranga, recebendo o título de comendadora da música raiz. Inezita Barroso faleceu em São Paulo, no dia 8 de março de 2015.


 Tags

 Versão de impressão Enviar para amigo