PT Alesp


Notícias

01/09/2017

DEPUTADO LUIZ FERNANDO

Lançamento da Frente Parlamentar contra usina em Peruíbe

Crédito:
Na noite desta quarta-feira (30), Luiz Fernando Teixeira, deputado do time de parlamentares do PT na Alesp, lançou uma Frente Parlamentar contra a instalação de uma usina termoelétrica na cidade de Peruíbe.

O ato contou com a participação de diversos movimentos sociais, estudantis e de defesa do ecossistema da Baixada Santista, parlamentares do PT na Alesp e de Brasília, como também de outros partidos, envolvidos ou não, em debates sobre o meio ambiente, além de muitos moradores da Baixada.
Cerca de 400 pessoas viajaram para São Paulo para participar da atividade. Um representante do Ministério Público Federal esteve presente.
Em julho deste ano, ao lado do vereador Loro (PTB), que já toca na cidade, uma Frente Parlamentar contra a usina, Luiz Fernando foi até o gabinete do prefeito de Peruíbe para conversar sobre a instalação.

O gestor da cidade disse que ainda não havia definido sua posição sobre a instalação da usina.

"Peruíbe tem vocação turística e a população não pode aceitar um empreendimento que ataque seu ecossistema." disse o deputado no encontro.

Já na audiência pública realizada na Alesp, na quarta (30), movimentos sociais que são contrários ao projeto declararam que Peruíbe pode passar pelos mesmos problemas que Cubatão enfrenta: a iminência de um grande acidente ambiental na cidade.

No passado, a cidade foi mundialmente conhecida como “Vale da Morte”, sendo apontada pela ONU como o município mais poluído do mundo. O boom industrial que fez de Cubatão um dos polos industriais mais ricos do país, pagou um alto preço por não se preocupar e nem se resguardar quanto aos danos causados por toneladas de poluentes lançados no meio ambiente.
Indígenas de diversas etnias estiveram presentes em peso. Para eles, a situação de instalação do projeto representa uma degradação de áreas protegidas. Grandes desmatamentos nas áreas onde deverão ficar as torres de transmissão e nos locais de implantação do gasoduto serão uma atrocidade para essa comunidade.

Frente Parlamentar

O apoio de 23 parlamentares da Alesp resultou no lançamento da frente parlamentar contra a termoelétrica. Usina que agora, após tantas ações de rapidez para que a seja logo instalada, passou a ser investigada pelo Ministério Público Federal.

O IBAMA e a CETESB são responsáveis por essa "agilidade" junto com o vice-governador Márcio França (PSDB) e a empresa responsável pelo projeto, a GASTRADING.
O deputado Luiz Fernando é o autor da Frente que pretende mostrar que não existe lógica para a instalação da usina de 95 km de extensão com uma tecnologia altamente poluente que o mundo todo está abolindo.

"Querem acabar com a história de Peruíbe, da Juréia e no que depender da Frente e de todos que lutam contra a usina não isso não acontecerá na cidade. Usina não!", finalizou Luiz.
Uma nova audiência pública estava marcada para acontecer no dia 4 de setembro, mas com a polêmica toda em torno da questão, O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) remarcou para o dia 28 de setembro. O presidente da entidade pediu demissão.

Convidados

Para a audiência pública, o deputado Luiz Fernando convidou o vice-governador Márcio França (PSDB), os deputados federais João Paulo e Beto Mansur e o deputado estadual, Caio França, grupo de parlamentares que é a favor da usina.
Nenhum deles compareceu ao evento, mas Luiz Fernando fez questão de realizar uma chamada simbólica para que eles ocupassem a tribuna e assim pudessem defender seus pontos de vista a favor da instalação do projeto. Eles foram vaiados pelo povo presente.




 Tags

 Versão de impressão Enviar para amigo

Leia mais