PT Alesp


Notícias

07/07/2017

ENTREVISTA

Entrevista mostra perfil e principais trabalhos do deputado Luiz Fernando Teixeira. Confira!

Crédito:
Po: Redação da comunicação da Alesp

O deputado Luiz Fernando T. Ferreira é natural de Águas da Prata, membro de uma família de dez irmãos. De origem política, seu pai, Wolgran Junqueira Ferreira, teve dois mandatos como prefeito de Águas da Prata e o irmão mais velho, Luiz Wolgran, foi vereador e prefeito na mesma cidade. O irmão Paulo Teixeira foi vereador na capital, secretário municipal de habitação de São Paulo, deputado estadual e exerce o terceiro mandato como deputado federal.

Embora de origem de classe média, sempre pautou sua atuação na militância popular; fez a opção por defender os mais humildes, a classe trabalhadora e todos que de certa forma estavam excluídos socialmente. Assim, ingressou no PT na década de 80, partido pelo qual foi vereador em Casa Branca na legislatura de 1989-1992, onde ajudou a organizar o partido e a classe trabalhadora da região.

Alçado pelo ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, elegeu-se deputado estadual, com 102.905 votos, tendo votação mais expressiva no ABC, Capital, região Mogiana, Baixada Santista e Alto Tietê, com a totalidade de votos distribuídos em 406 municípios do Estado.

Luta por moradia

Em seus primeiros anos de mandato tem tido atuação expressiva na defesa de demandas de moradia. Seu mandato tem representação em diversos movimentos que lutam por moradia popular, entre os quais se destacam: Vermelho para Lutar (Capital - Leste, Oeste, Norte, Sul, Carapicuíba/Osasco, Mogiana e Baixada Santista); CIPROMP " SP- Movimento Social de Moradia Popular de Interesse Social (capital); MSTL " Movimento Sem Teto de Luta (SBC); CMP " Central dos Movimentos Populares, UMM " União dos Movimentos de Moradia, Associação dos Moradores da Vila Alice e Vila Claudia, Nossa Luta, Nossa Terra (Diadema).

Mobilidade

Como membro da Comissão de Transportes e Comunicações, travou uma luta contra o governo do Estado de SP, por conta da linha 18 que prevê o Metrô no ABC Paulista. "A promessa dessa linha foi muito usada nas eleições, inclusive por deputados do ABC, mas nunca saiu do papel por falta de interesse do governo Alckmin", afirmou o deputado.

"Também denunciei as grandes corrupções acontecidas no Metrô e CPTM, em que infelizmente percebemos que o governo se blinda no judiciário", completou.

Nenhum direito a menos!

Sobre as questões de relações do trabalho e emprego, o deputado coordena a Frente Parlamentar em defesa do trabalho e do trabalhador: Nenhum direito a Menos!, em que debate junto com a classe trabalhadora, organizada nos sindicatos e centrais, o desmanche da Previdência Social e dos Direitos Trabalhistas proposto pelo grupo de partidos que estão à frente do poder em Brasília.

Jardim Pantanal

Coordena a Frente Parlamentar em busca de soluções para o Jardim Pantanal, na zona Leste da Capital, na qual vem travando uma batalha junto aos órgãos de governo por condições mínimas de qualidade de vida para a humilde população que habita a Várzea do Tietê.

Acampamentos e assentamentos

Realiza um trabalho bastante intenso em defesa dos assentamentos existentes, das famílias já assentadas e de famílias acampadas aguardando assentamento. Destacando seu trabalho com o acampamento do Nelson Mandela (Penapólis), acampamento Santa Maria da Conquista (Itapetininga), assentamentos Monte Alegre e Bela Vista (Araraquara) e das 54 famílias acampadas em área remanescente da União, em local onde passava a antiga linha férrea, na rodovia que ligava os municípios de Casa Branca e São José do Rio Pardo.

Atuação cristã

Destaca-se também a atuação do deputado como evangélico, defendendo os princípios cristãos, especialmente o amor ao próximo e a família como projeto de Deus.

Representando suas bases junto aos órgãos de governo

Ao longo do mandato tem organizado diversas agendas entre as bases e órgãos de governo, na busca de soluções problemas. Foram promovidas audiências entre prefeitos, vereadores, lideranças de movimentos com órgãos como Procuradoria Geral do Estado, Casa Civil, diversas secretarias estaduais (Educação, Esportes, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, Cultura, Administração Penitenciária etc), DAEE, CDHU, ARTESP.

Primeira-secretaria

Com apenas dois anos de mandato foi escolhido pela bancada do PT para ocupar a primeira-secretaria da Alesp, segundo posto em importância da Casa.

Representa hoje o maior cargo do PT na esfera do governo estadual, no qual em nome da bancada e do partido tem debatido a modernização, diminuição de custos legislativos e transparência.

Esporte e projeto social

Luiz Fernando presidiu o São Bernardo Futebol Clube por 7 anos (no período de 2009-2016), tendo levado o clube pela primeira vez à elite do futebol paulista e nacional, através das disputas da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Na área social é idealizador e implantou o maior projeto social esportivo do mundo, o Projeto Tigrinho, que por meio de escolinhas de futebol visa proteger as crianças e adolescentes da ociosidade, das drogas e da criminalidade. Hoje o projeto conta com mais de 50 escolas em diversos municípios e atende mais de 10.000 crianças e jovens.

O deputado tem como lema que política é coisa séria: "Com política não se brinca. Penso que por onde for tenho a obrigação de fazer a diferença, principalmente quando se tratam de questões que envolvem os mais humildes".

Segurança pública

Com atuação destacada na área de Segurança Pública, discute políticas e instrumentos para que se faça de fato o enfrentamento contra o crime, especialmente o crime organizado. Também tem denunciado todos os excessos praticados pelas polícias, tendo atuado de forma bastante presente na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, na qual permaneceu até março deste ano, quando assumiu a primeira-secretaria.




 Tags

 Versão de impressão Enviar para amigo