PT Alesp


Notícias

26/06/2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Neder e Marcos Martins discutem perigos do agrotóxico em 27/6

Crédito:
O uso de agrotóxicos, seus efeitos na saúde e no meio ambiente será debatido pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp). A audiência pública, que ocorre no próximo dia 27 de junho (terça-feira), às 10h, no auditório Franco Montoro, foi solicitada pelos deputados estaduais Carlos Neder (PT) e Marcos Martins (PT), a pedido da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Participam da mesa de debate Ana Marina Martins de Lima, bióloga, jornalista e secretaria-executiva da Comissão Temática de Meio Ambiente e Agroecologia do Fórum Paulista de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos; Carla Bueno, da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida; Daniel Gaio, secretário de Meio Ambiente da Central Única de Trabalhadores (CUT); Kelli Mafort, da direção do MST; Luis Claudio Meireles, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Márcia Sarpa, do Instituto Nacional do Câncer (INCA); Marina Lacorte, coordenadora da Campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace; entre outros especialistas.

DANOS EM TODO O MUNDO
Desde 2008, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Mais da metade das substâncias presentes nestes produtos químicos utilizados nas lavouras brasileiras são proibidas em países da Europa e nos Estados Unidos.

De acordo com o Dossiê Abrasco, cerca de 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por algum tipo de agrotóxico, sendo que desses, segundo dados da Anvisa, 28% contém substâncias não autorizadas para uso no Brasil. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os países em desenvolvimento, os agrotóxicos causam, anualmente, 70 mil intoxicações agudas e crônicas.

Esses são apenas alguns dos dados sobre o universo do uso de agrotóxicos, cujos malefícios para a saúde da população, para o meio ambiente e para o próprio desenvolvimento sustentável da agricultura devem cada vez mais ganhar visibilidade. A ideia de trazer esse debate para o parlamento é envolver outros entes da sociedade a fim de buscar alternativas para o uso de agrotóxicos.

SERVIÇO
Audiência Pública Uso de agrotóxicos: seus efeitos na saúde e meio ambiente
Data: 27 de junho de 2017 (terça-feira)
Horário: 10h às 13h
Local: Auditório Franco Montoro – Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp (Av. Pedro Álvares Cabras, 201)
Promoção: Comissão de Saúde da Alesp – Deputado Carlos Neder (PT) e Deputado Marcos Martins (PT)

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Carlos Neder



 Tags

 Versão de impressão Enviar para amigo

Leia mais