PT Alesp


Notícias

07/06/2017

CPI - CARTELIZAÇÃO DA CITRICULTURA

CPI reúne dados sobre cartelização para ouvir mais depoentes

Crédito: Marina Moura
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga prática de cartelização da indústria da citricultura no Estado, CPI da Cartelização da Citricultura, em curso na Alesp, convidou os produtores de laranja Branco Peres Agribusines, Frucamp Indústria e Comércio Ltda e Life Indústria e Comércio de Sucos Ltda ME para iniciar as oitivas nesta quarta-feira (7). Apenas a Life não compareceu.

Compareceram Edélcio Oliveira Junior, responsável pelo setor agrícola produtor de laranja da Branco Peres Agrobusiness, e Demetrius de Souza, diretor comercial da Frucamp Indústria e Comércio Ltda. Após ambos falarem de suas funções e contarem em linhas gerais a história das empresas onde trabalham, o deputado José Zico Prado, representando o PT na CPI, frisou que a contribuição deles para andamento das investigações poderia ser maior.

“Essa CPI foi criada com a intenção de ajudar o pequeno e o médio produtor. Do meu ponto de vista vocês não dependem das grandes, mas fazem negócio direto com a Cutrale . Então sabem se é difícil ou não fazer acordos
com as empresas”, ponderou o deputado.


PRÓXIMOS A SEREM OUVIDOS

A reunião da CPI da Cartelização da Citricultura de hoje (7) gerou três requerimentos que serão votados pelos deputados durante trabalhos de amanhã.

O primeiro, de autoria do deputado José Zico Prado, solicita que sejam ouvidos pela CPI o professor Luiz Fernando Paulillo, do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCAR;
o professor Paulo Furquim, estudioso do tema e ex-conselheiro do CADE. E o professor Nobuiuki Costa Ito, estudioso do tema.

Os outros dois requerimentos, de autoria do deputado Marco Vinholi, solicitam que seja convocada a Empresa Montecitrus Participações Ltda. para esclarecimentos sobre sua atuação na região; e requer que seja solicitado ao Ministério Público Estadual e à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça todos os dados disponíveis acerca da "operação FANTA", que investigou o Cartel da Laranja.


 Tags

 Versão de impressão Enviar para amigo