PT Alesp


Notícias

30/05/2017

POUCO CASO

A Cultura mínima do PSDB

Crédito: Palco Paulistano
Monólogo
Artistas, produtores e gestores que atuam no meio cultural estiveram hoje na Assembleia Legislativa na reunião da Frente Parlamentar de Cultura, promovida pelo deputado João Paulo Rillo. O governo Alckmin mudou as regras de repasse de recursos e prestação de contas sem diálogo prévio com o setor. A coordenadora da Secretaria Estadual da Cultura, Claudinéli Moreira Sales, apresentou os novos parâmetros e foi cobrada pelos ativistas para a abertura de negociação e definição das normas.

Truculência na Cultura
Não é de hoje que a escala de violência do governo do PSDB atinge o setor de Cultura. Desde 2015 o governo vem anunciando o fechamento de oficinas de Fábricas de Cultura. Vários movimentos de artistas, agentes culturais e outros trabalhadores do setor, além de frequentadores das oficinas, vêm fazendo manifestações e ocupações de resistência e são retaliados, conforme apontam denuncias apresentadas por agentes culturais.
Em Santos, por exemplo, foram fechadas oficinas realizadas na Cadeia Velha, onde aconteciam atividades culturais há quase 30 anos. A Oficina Cultural Pagu, que era realizada no local, foi desativada.

Agonizando
Este é o quadro do Hospital São Paulo, segundo representantes da entidade recebidos pelos deputados Carlos Neder e Marcos Martins , que são membros da Comissão de Saúde. Isso mostra que mais um equipamento de saúde do Estado que pode estar com os dias contados. O atendimento só está sendo realizado para urgências e emergências e no caso de internações eletivas. O professor Rimarcs, um dos representasse da entidade, agradeceu publicamente a moção de apoio de Neder e Martins.

No Plenário
As discussões seguiram em torno da política nacional e do cenário que mostra que a cada dia cai por terra os discursos de falsa moralidade do PSDB, principalmente com as revelações do “grão-tucano” Aécio Neves.
Constou na pauta de votação o Projeto de Lei 875/2016, que trata de regulamentação de posse em terras devolutas na região de Registro e Itapeva. Os deputados do PT apoiam o PL por acreditarem que pode ser benéfico aos pequenos agricultores.



 Tags

 Versão de impressão Enviar para amigo

Leia mais