PT Alesp


Notícias

11/08/2015

Iniciativa do PT

Frente Parlamentar visa soluções para a área do Jardim Pantanal

Nesta segunda-feira (10/8), o deputado Luiz Fernando fez o lançamento da Frente Parlamentar que visa soluções para a área do Jardim Pantanal, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa.

A frente parlamentar é uma ação suprapartidária, coordenada pelo deputado, e que tem a finalidade de promover o debate sobre os problemas enfrentados pela população da região do Jardim Pantanal, região onde vivem 39.670 pessoas.

O processo de ocupação do Jardim Pantanal, bairro da zona leste da capital, iniciou-se em 1986, em uma área de várzea do rio Tietê que sofre alagamentos todos os anos. Além da questão das enchentes, que já estigmatizaram a região, sua população sofre com a deficiência de infraestrutura, necessitando de saneamento básico, equipamentos de segurança, educação, lazer, transporte público etc.

A região sofre a carência de ações objetivas de todas as esferas públicas para minimizar o sofrimento da população. Por esse motivo, a proposta da Frente Parlamentar é catalisar os diversos níveis de Poder na busca de soluções definitivas para a região.

“Até hoje faltou vontade política para mudar o cenário de abandono do Jardim Pantanal. Mobilização é a palavra de ordem nesta Frente Parlamentar, queremos envolver todos os atores e mutuamente encontrar soluções definitivas para a região, garantindo moradia digna com qualidade de vida para a população.” afirmou deputado Luiz Fernando

Falta de prioridade

“Faço uma pergunta aos presentes: se a região do jardim Pantanal ficasse às margens do rio Tietê, onde o movimento é muito grande, inclusive de pessoas que utilizam o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e não lá no fundo da Zona Leste, não acham que o problema das enchentes vivido por vocês não estaria resolvido”? Este foi o questionamento do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto, no lançamento da Frente Parlamentar que Visa Solução para a Área do Jardim Pantanal, nesta segunda-feira, 10/08, coordenada por seu colega de bancada, deputado Luiz Fernando, e integrada por representantes de vários partidos.

Tatto lembra que a Assembleia Legislativa aprovou vários empréstimos junto ao Banco Mundial e ao Banco Internacional do Japão para obras na calha do rio Tietê. “Apenas uma parte do projeto foi executada, inclusive com a realização de um jardim às margens do rio, mas lá no Jardim Pantanal, onde a população mora, pouca coisa foi feita e de maneira lenta porque o local não é um cartão de visita”, disse. “Além disso”, destaca Enio Tatto, “já existem vários projetos prontos para o Jardim Pantanal. Falta é prioridade e vontade política para resolver o problema”.

O 1º secretário cobrou uma ação conjunta dos governos municipal, estadual e federal pra resolver o problema, porém com uma ressalva: a responsabilidade maior de realizar as obras de drenagem no Jardim Pantanal é do Estado. “Tanto é assim que os empréstimos aprovados pela Assembleia vão para o Estado”, frisa. Para ele, uma das funções da Frente Parlamentar é a de cobrar a execução dos projetos existentes. “Se o dinheiro foi aprovado e há projetos, por que então não executá-los em benefício da população trabalhadora da região?”, pergunta o parlamentar.

O evento contou com a presença, além dos deputados Luiz Fernando e Enio Tatto, dos deputados Ramalho da Construção, Adilson Rossi, Carlos Bezerra, Delegado Olim, Teonilio Barba e a Deputada Leci Brandão, que é membro da Frente Parlamentar. Do Governo Estadual estavam presentes: o Dr. Paulo Alves, que representou o Secretário da Habitação, Sr. Rodrigo Garcia, Dr. Ricardo Daruiz Borsari, Superintendente do DAEE e Dr. Renato Daud, Arquiteto, representando o Sr. Marcos Rodrigues Penido, Presidente do CDHU. A Sra. Célia Assumpção, chefe de gabinete da Subprefeitura de São Miguel Paulista, representou o Subprefeito, Prof. Adalberto (Tim Maia). Estiveram presentes ainda, representantes de associações, lideranças e moradores da região.

Da assessoria de imprensa do deputado Luiz Fernando Teixeira e do deputado Enio Tatto


 Tags

 Versão de impressão Enviar para amigo

Leia mais