PT Alesp


Em Discussão

14/11/2013

Concurso para professor: uma conquista

Concurso público para o magistério: conquista da categoria

Uma das mais importantes reivindicações do magistério será concretizada no dia 16/11, domingo próximo. Trata-se de concurso público para professores do ensino básico, rede estadual de ensino público. Batalha árdua que vem se estendendo há vários anos, a realização de concursos é o meio mais eficaz para eliminar os problemas de contratação de docentes em caráter temporário , que nos últimos anos vem crescendo em número e trabalhando precariamente , inclusive perdendo direitos básicos enquanto trabalhadores. Vitória da categoria que lutou bravamente este ano para que isso acontecesse.

Ainda que muitos dos inscritos já pertençam à rede de ensino estadual, o número dos que estão optando pela sala de aula é impactante: exatos 322 mil candidatos estarão no domingo batalhando por uma das 59 mil vagas disponibilizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, talvez contrariando um tanto as avaliações da pouca procura dessa importante profissão, talvez a mais social de todas as existentes. As quantidades de hoje ultrapassam o concurso de 2010: 260 mil candidatos à época.

As provas serão realizadas nos municípios sedes das 91 diretorias de ensino do Estado. Constam na extensa bibliografia apresentada, nomes bastante conhecidos do público brasileiro: Paulo Freire, Mario Sergio Cortella, Dermeval Saviani, Anisio Teixeira, Vygotsky, Emilia Ferreira, Antonio Candido.

Segundo informações da Secretaria as mulheres são maioria entre os inscritos e este é o maior concurso da história da educação brasileira.

Assessoria de Educação - Liderança da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo